Prevenção de Perdas, Área essencial

Revista SuperHiper

Por Marlucy Lukianocenko

 

Em todos os tipos de negócios, o desperdício, a falta de controle e de organização podem ser fatais, podem falir empresas. E no setor supermercadista, então, não há uma oura área especifica que precise de atenção especial; por sua natureza, todas elas precisam de foco na prevenção.

Até por isso, quando falamos de prevenção de perdas no setor, falamos de furtos externos e internos, de melhores práticas para não haver quebra nas seções, falamos de novos modelos de gestão para não ocorrerem falhas nos processos, falamos e conceitos que são passados aos funcionários, com treinamentos específicos. E falamos, principalmente, do envolvimento dos proprietários, presidentes, diretores com esse departamento, para que medidas acertadas possam ser tomadas.

Na 16ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros, que é um estudo abrangente sobre as perdas no setor, realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras e o Comitê de Prevenção de Perdas, da Abras, vale destacar que cresce o número de empresas que desenvolvem um departamento de prevenção de perdas. Uma boa notícia, pois só assim elas podem ser identificadas para serem eliminadas.

Este levantamento mapeia também onde estão os principais problemas do setor. E chega a um paradoxo, por exemplo, na seção do FLV (frutas, legumes e verduras). Em algumas organizações, ela chega a ser uma das mais rentáveis, porém, é nela que se encontra também o maior índice de perdas.

Até por esta questão e pela demanda atual dos consumidores, que é a de ter alimentação cada vez mais saudável, nós iniciamos por esta edição de SuperHIper, que aborda a prevenção de perdas, um tratamento ainda com maior profundidade à seção, inspirada pelo programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama), da Abras.

Nesta Primeira abordagem oferecemos a você leitor, um Caderno Especial, que trata de vários pontos que lhe serão úteis no dia a dia. Mais informação e entendimento sobre a cadeia produtiva, certamente, lhe proporcionarão uma seção de FLV, mais saudável, segura e rentável. Afinal de contas, se prevenir é essencial, vender bem é mais ainda.

 

anuncio-pratika-083

 

anuncio-pratika-084

Show Comments

Comments are closed.