GRADE DE CURSOS DISPONÍVEIS 2017

 

A. CURSOS DE PREVENÇÃO DE PERDAS.

1. COMO AUMENTAR A RENTABILIDADE ATRAVÉS DA PREVENÇÃO DE PERDAS

a. Objetivo: Fornecer as orientações sobre a relação das Perdas e a rentabilidade da Empresa.

b. Conteúdo: Conceitos, Causas, Indicadores, Modo de atuação, Praticas Preventivas e Conclusões.

c. Público Alvo: Diretores, Gerentes de Lojas, Supervisores e líderes de Prevenção de Perdas.

d. Duração: 8 horas.

2. COMO REDUZIR AS PERDAS NO FLV

a. Objetivo: Apresentar os principais motivos e soluções para reduzir as perdas no setor FLV.

b. Conteúdo: Conceitos, Indicadores, Pedidos, Qualidade, Manuseio, Soluções e Conclusões.

c. Público Alvo: Gerentes de Lojas, Compradores e Encarregados de FLV, Supervisores e Encarregados de Prevenção de Perdas.

d. Duração: 8 horas.

3. COMO COMBATER OS FURTOS NAS LOJAS.

a. Objetivo: Fornecer orientações básicas sobre como atuar nas situações de furtos em lojas.

b. Conteúdo: Conceitos, Tipos de Furtos e Furtantes, orientações legais, abordagem preventiva e Conclusões.

c. Público Alvo: Gerentes de Lojas, Supervisores e Encarregados de Prevenção de Perdas.

d. Duração: 8 horas.

4. PREVENÇÃO DE PERDAS NO RECEBIMENTO E DEPOSITO.

a. Objetivo: Informar como prevenir as perdas no recebimento e armazenagem de mercadorias.

b. Conteúdo: Conceitos, Conferencia Cega, Critérios de conferencia, Normas de Armazenagem Seca e Fria e Conclusões.

c. Público Alvo: Gerentes de Lojas, Encarregados de Recebimento e Conferentes, Estoquistas, Supervisores e Encarregados de Prevenção de Perdas.

d. Duração: 8 horas.

5. PREVENÇÃO DE PERDAS NA FRENTE DE CAIXAS

a. Objetivo: Informar como prevenir as perdas na Frente de Caixas das lojas.

b. Conteúdo: Conceitos, Operação de Caixa segura, Riscos de Fraudes, Ações Preventivas no setor e Conclusões.

c. Público Alvo: Gerentes de Lojas, Encarregados e Fiscais de Caixa, Supervisores e Encarregados de Prevenção de Perdas.

d. Duração: 8 horas.

6. COMO REDUZIR A OCORRÊNCIA DE PRODUTOS VENCIDOS NA LOJA

a. Objetivo: Fornecer orientações como reduzir a ocorrência de produtos vencidos nas lojas.

b. Conteúdo: Conceitos, Motivos, Aspectos legais, Ações preventivas e corretivas, responsabilidades e Conclusões.

c. Público Alvo: Gerentes de Lojas, Encarregados de setores, Supervisores e Encarregados de Prevenção de Perdas.

d. Duração: 8 horas.

7. PREVENÇÃO DE PERDAS COM FOCO EM PERECÍVEIS

a. Objetivo: Fornecer orientações básicas sobre como reduzir perdas no setor no setores perecíveis.

b. Conteúdo: Conceitos, Indicadores, Recebimento, Armazenagem, Operação de Loja, Higiene, Qualidade e Conclusões.

c. Público Alvo: Gerentes de Lojas, Compradores, Encarregados de Perecíveis, Supervisores e Encarregados de Prevenção de Perdas.

8. A SEGURANÇA PATRIMONIAL NA PREVENÇÃO DE PERDAS.

a. Objetivo: Abordagem sobre a importância dos aspectos patrimoniais dentro da Prevenção de Perdas.

b. Conteúdo: Conceitos, Atuação patrimonial, orientações legais, Abordagem Preventiva, Atribuições dos fiscais, Operação de CFTV e Conclusões.

c. Público Alvo: Gerentes de Lojas, Supervisores e Encarregados de Prevenção de Perdas.

d. Duração: 8 horas.

9. PRINCÍPIOS BÁSICOS SOBRE INVENTÁRIOS.

a. Objetivo: Descrição do passo a passo para realização dos inventários rotativos, perecíveis e gerais.

b. Conteúdo: Conceitos, Estoque virtual, tipos de inventários, Preparativos, Contagem, Check List e passo a passo, apuração de divergências e conclusões.

c. Publico alvo: Gerentes, Gerentes Administrativos, Coordenadores de Inventários, Gerentes e lideranças de Prevenção de Perdas.

d. Duração: 8 horas.

10. GERENCIAMENTO DE RISCOS NO VAREJO.

a. Objetivo: Demonstrar a importância da Gestão de Riscos no resultado da empresa varejista.

b. Conteúdo: Definições, Gestão de Riscos x Prevenção de Perdas, Análise de Riscos, Gestão de Riscos nos setores, Impacto no resultado Ações Preventivas e Conclusões.

c. Publico alvo: Gerentes e lideranças de Prevenção de Perdas e Gestão de Riscos.

d. Duração: 8 horas.

11. ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE DE PREVENÇÃO DE PERDAS.

a. Objetivo: Apresentar as funções e atribuições de Fiscais, Encarregados e Gerentes de Prevenção de Perdas.

b. Conteúdo: Conceituação, Missão e Valores, Atribuições e Rotinas de Fiscais, Encarregados e Gerentes de Prevenção de Perdas, Conclusões.

c. Publico alvo: Gerentes e lideranças de Prevenção de Perdas e Gestão de Riscos.

d. Duração: 8 horas.

B. CURSOS GESTÃO COMERCIAL E DE LOJA.

12. CAPACITAÇÃO BÁSICA EM GESTÃO DE LOJA.

a. Objetivo: Abordagem de gestão de loja, com objetivo de fazer a formação básica do gerente de loja.

b. Conteúdo: Operação de Loja (desde o recebimento até a Frente de Caixas), Pedidos da Loja, Controles Básicos, Noções sobre RH na loja e Relatórios Gerenciais.

c. Publico Alvo: Gerentes e Subgerentes de Lojas, Encarregados de Setor Seniores.

d. Duração: 8 horas.

13. ROTINAS DIÁRIAS DO GERENTE DE SUPERMERCADO.

a. Objetivo: Descrever da rotina de um gerente de supermercados, da abertura da loja até o encerramento de seu expediente, passando pelas principais atividades diárias.

b. Conteúdo: Pré e Abertura da loja, Atividades pela manhã, atividades pela tarde, Reabertura da Loja, Encerramento e Passagem da Loja.

c. Público Alvo: Gerentes e Subgerentes de Lojas, Encarregados de setor Seniores.

d. Duração: 8 hora.s

14. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GESTÃO COMERCIAL (módulos I e II).

a. Objetivo: Abordagem básica dos principais temas da Gestão de Compras e estruturação do Depto de Compras.

b. Conteúdo: Estrutura e descrição de cargos, Estrutura de Sortimento, Mix de margens, Pesquisa de Preços, Cross Merchandising, Visitas as Lojas, Compras em Atacados, Rupturas e Conclusões.

c. Público Alvo: Diretores, Gerentes Comerciais, Gestores/Compradores e Assistentes de compras.

d. Duração: 8 horas cada módulo (16 horas no total).

15. COMO COMBATER AS RUPTURAS NO VAREJO (conclusão até março/17).

a. Objetivo: Abordagem do problema da ruptura, causas e soluções.

b. Conteúdo: Definições gerais, Números do mercado, Motivos, Ações para combater, Conclusões e Exercício interativo.

c. Público Alvo: Diretores, Gerentes Comerciais, Gestores/Compradores e Assistentes de compras.

d. Duração: 8 horas.

C . OPERACIONAIS.

16. HIGIENE E QUALIDADE NA OPERAÇÃO DE FLV.

a. Objetivo: Abordagem das principais práticas operacionais do setor.

b. Conteúdo: Conceituação, principais atividades do setor, normas de higiene e qualidade, indicadores de desempenho da base operacional, conclusões e exercício interativo.

c. Público Alvo: Gerentes/subgerentes, Encarregados, Líderes, Repositores e balconistas.

d. Duração: 8 horas.

17. HIGIENE E QUALIDADE NA OPERAÇÃO DE AÇOUGUE.

a. Objetivo: Abordagem das principais práticas operacionais do setor.

b. Conteúdo: Conceituação, principais atividades do setor, normas de higiene e qualidade, indicadores de desempenho da base operacional, conclusões e exercício interativo.

c. Público Alvo: Gerentes/subgerentes, Encarregados, Líderes, Açougueiros e auxiliares.

d. Duração: 8 horas.

18. HIGIENE E QUALIDADE NA OPERAÇÃO DE FRIOS E SALSICHARIA.

a. Objetivo: Abordagem das principais práticas operacionais do setor.

b. Conteúdo: Conceituação, principais atividades do setor, normas de higiene e qualidade, indicadores de desempenho da base operacional, conclusões e exercício interativo.

c. Público Alvo: Gerentes/subgerentes, Encarregados, Líderes, Repositores e balconistas.

d. Duração: 8 horas.

19. RECEBIMENTO E ARMAZENAGEM DE MERCADORIAS EFICAZ.

a. Objetivo: Abordagem das principais práticas operacionais na conferencia e armazenagem.

b. Conteúdo: Recebimento, Conferencia Cega, atividades do setor, normas para recebimento e armazenagem, conclusões e exercício interativo.

c. Público Alvo: Gerentes/subgerentes, Encarregados, conferentes, estoquistas e auxiliares.

d. Duração: 8 horas.

20. COMO REALIZAR A REPOSIÇÃO DE MERCADORIAS CORRETAMENTE.

a. Objetivo: Abordagem das principais práticas operacionais na atividade.

b. Conteúdo: Definição, Passo a Passo da reposição, atividades complementares, exposição de mercadorias, conclusões e exercício interativo.

c. Público Alvo: Gerentes/subgerentes, Encarregados, lideres, repositores e auxilares.

d. Duração: 8 horas.

Mini curriculum: João Carlos da Lapa, atualmente é sócio diretor da PRATIKA CONSULTORIA DE VAREJO, trabalhou mais de 30 anos no varejo nas maiores empresas do ramo, tais como Carrefour, Sendas, Grupo Pão de Açúcar e Lojas Americanas, exercendo funções como Gerente de Operações, Gerente Territorial, Gerente de Hipermercado e Gestor de Compras. É palestrante e instrutor de treinamento nos temas prevenção de perdas e operação de loja em diversas associações supermercadistas regionais (APAS, ACATS, ACAPS, etc.) e na UMV – Universidade Martins de Varejo. Autor dos livros “Ganhar Mais, Perdendo Menos”, sobre o tema prevenção de perdas no varejo e “Gerencia de Supermercado: Gestão e Processos” em fase final de edição. A Pratika Consultoria de Varejo é uma empresa especializada em assessoria na estruturação comercial e operacional e treinamentos em supermercados de médio porte e Associações Regionais de Supermercados com trabalhos nos segmentos de Prevenção de Perdas, Gestão Comercial, Controladoria e Operação de Loja nos estados de SP, DF, MG, GO, RJ, TO e PA.

ATENÇÃO:

A. Todos os cursos podem ser transformados em palestras de 90 a 120 minutos.

B. Turmas com até 25 participantes.

C. Analisamos aplicação de módulos compactos de 5 horas.

D . Também pode ser elaborado módulo prático in company, em caso de interesse.

E. Estudamos a aplicação teórica x prática dos cursos, com a etapa prática no local para até 6 multiplicadores (somente in company).

 

 

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